PRS - POSITION REFERENCE SYSTEMS

de Pedro Pinheiro em April 03, 2022
Você já ouviu falar de PRS? Sabe a importância deles para o DP? Hoje vamos iniciar uma série de posts sobre os tipos mais utilizados na indústria offshore!
Confera aí:

Que as operações em DP exigem alto grau de segurança a gente já sabe. Mas quem são os responsáveis por esse sistema? Nos posts anteriores já falamos sobre um deles, o Operador, e hoje daremos continuidade falando de mais uma peça chave do DP: Os PRS.

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Position Reference Systems, ou simplesmente PRS, ou ainda PME (Position Measuring Equipment) são os responsáveis por entregar ao DP Control System informações sobre a posição da embarcação. Essa posição pode ser Global ou Local (relativa):

PRS Global:

Fornece a localização na superfície da Terra em coordenadas geográficas ou coordenadas UTM. Exemplo: DGNSS;

PRS Relativo:

A posição da embarcação é dada a partir de uma referência relativa e local. Exemplo: Hidroacústico, Artemis, Fanbeam.

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Relativo à quantidade de PME na sua embarcação, isso vai depender da Classe de DP que ela se enquadra:

O Sistema DP se baseia em mais de um PRS para ter uma informação mais precisa da posição da embarcação. Para DP Classe 2 ou 3 são necessários no mínimo 3 PRS, pois caso se tenha um PRS indicando uma posição diferente do outro, ainda haverá um terceiro para ser usado como comparação, definir qual a localização correta e qual PRS com falha. O operador deve selecionar PRS de diferentes princípios de operação, para evitar erros comuns a eles, onde um erro levaria a perda de posição.

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O sistema de controle recebe os inputs de todos os PRS habilitados e faz uma combinação deles de forma igualitária ou de acordo com a performance individual de cada um. Também existe possibilidade de manualmente definir os pesos, a relevância, de cada PRS, assim, quanto maior o peso atribuído a um PRS, maior influência ele terá no cálculo da posição.

Os primeiros sistemas de controle DP não tinham a capacidade de usar os dados recebidos anteriores para melhorar a sua performance nas entradas futuras. Hoje, eles já são capazes de elevar a confiabilidade e performance dessa forma usando o Kalman Filter.

Como exemplos de PME, podemos citar: DGNSS, Artemis, DARPs, HPR, Fanbeam, Cyscan, Radius, entre outros. Cada um deles possui seu princípio de funcionamento, alcance, condições de operação, vantagens e desvantagens. Na imagem abaixo você pode ver a comparação no alcance de alguns deles:

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E a sua embarcação possui quantos PRS? Quais são eles? Comenta com a gente que nas próximas semanas abordaremos cada um dos principais PRS a bordo!

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_positioning#Position_reference_systems
https://studfile.net/preview/5155246/page:5/
https://offshoreengineering.com/platforms/bottom-founded/169-education/dynamic-positioning/267-position-reference-for-dp

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