Pessoal Chave de DP da Seção de Máquinas:

de Pedro Pinheiro em April 03, 2022
Quais as exigências segundo a IMCA M 117 para estes profissionais?

As dúvidas a respeito de quais treinamentos são necessários para profissionais e empresas que lidam com embarcações que possuem sistema DP são comuns.

 
 O questionamento mais recorrente é quando o assunto é o pessoal chave da seção de máquinas. Quem são as pessoas chaves de DP? Quais treinamentos são necessários? O que se espera da equipe da máquina em uma falha DP?


Confira a seguir um compilado de respostas para estas perguntas.

Quem são as pessoas chaves de DP identificadas da seção de máquinas?

O pessoal chave de DP consiste em todos os profissionais considerados necessários para que a embarcação opere em modo DP de forma efetiva e segura.

As pessoas envolvidas não necessariamente são as que operam o sistema DP, são também as que garantem um bom funcionamento do próprio sistema e equipamentos correlatos a ele.

Com isso, tem-se que na seção de máquinas, os profissionais responsáveis por assegurar que todos os sistemas elétricos e mecânicos da embarcação estejam operantes e sejam mantidos de forma segura são:

  • Chefe de Máquinas;
  • Subchefe de Máquinas;
  • Oficial de Quarto de Máquinas/Segundo Oficial de Máquinas;
  • Eletricista

 

Quais treinamentos são necessários para os profissionais da seção de máquinas?

Segundo a IMCA M 117, no capítulo 6 da publicação, é abordada a questão de treinamento para os oficiais de máquinas e eletricistas. São eles:

– DP Manutenção (Apêndice 2)

-DP Familiarização (Apêndice 3)

Basicamente, o DP Manutenção é focado para eletricistas ou, segundo recomendação da IMCA, pelo menos uma pessoa chave de DP da seção de máquinas.

O DP Manutenção é um curso específico do fabricante do sistema DP ou autorizado por ele. Com enfoque na parte técnica do sistema.

 

Já o DP Familiarização, conhecido como DP Técnico, segue um
cronograma com enfoque geral no conhecimento do posicionamento dinâmico. Porém, alguns cursos, como na Vision Marine Training, oferecem um cronograma além do obrigatório pelo apêndice 2.

 

logbook

O que se espera da equipe da máquina em um evento de falha no sistema DP?

Os diagnósticos e intervenções avançadas no sistema são, majoritariamente, de controle do fabricante. Contudo, cabe ao tripulante saber rapidamente diagnosticar e agir de forma correta quanto a qualquer falha e avaria que possa ocorrer.

Uma correta tomada de decisão pode resultar em redução ou até extermínio de acidentes causados por falhas nos sistemas DP.

Os cursos, incluindo o DP Familiarização, preparam o profissional também para estas tomadas de decisões. Possuir o treinamento adequado é crucial para um bom desenvolvido do trabalho do tripulante.

A Vision Marine Training preparou um conteúdo para você entender com mais detalhes as exigências para o pessoal chave de DP da seção de máquinas segundo a IMCA M 117. Se você curtiu este post, não pode perder o conteúdo do nosso mais novo e-book! Faça a inscrição abaixo para acessar ao conteúdo gratuito.

 

Gostou do nosso conteúdo sobre DP Técnico?

Que tal dar início ao seu processo e tornar seu currículo mais atrativo com a inclusão dessa certificação?
Conta com a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


DE VOLTA AO TOPO