Curso de DP Online ou Curso de DP Presencial?

de Pedro Pinheiro em April 03, 2022
Saiba mais sobre os novos modelos de aprendizado para os cursos de Posicionamento Dinâmico.

Pesquisa demonstra a aceitação do Curso de DP Online. Entretanto, modelo Presencial ainda é maioria. Veja a pesquisa realizada e nossa análise dos resultados obtidos.​

Com os desafios da pandemia, muitos cursos e metodologias de ensino foram adaptados para que pudessem continuar serem ministrados.

 

 

Aqui na Vision Marine não foi diferente, os cursos de DP Básico e DP Técnico tiveram que ser adaptados para se adequarem ao “novo normal”. Porém, apesar de ainda termos os cursos on-line, já reiniciamos o presencial. 

O QUE NOSSOS ALUNOS ACHAM?

Baseada numa enquete que realizamos com nossas conexões e seguidores do LinkedIn, conseguimos avaliar a preferência deles quanto a forma de ensino:

53% preferem o curso presencial e 47% preferem o online.

Diante de uma votação acirrada, decidimos elaborar este artigo para mostrar o que os nossos dois cursos oferecem e suas diferenças.

CURSOS DE DP PRESENCIAL

 

Os cursos de DP Básico, Avançado e Técnico são realizados da forma presencial.

 

A seguir você irá conferir a duração e avaliação de cada um:

  • O curso de DP Básico é realizado em 4 dias e possui, ao todo, 32 horas de duração. Sua avaliação é para certificação do Instituto Náutico e consiste em 40 questões de múltipla escolha. Para aprovação, é necessária uma pontuação de pelo menos 70% da prova.
  • O curso de DP Avançado tem duração de 28 horas para ser realizado em 4 dias. A avaliação também é feita pela plataforma do Nautical Institute. Visto que o enfoque do curso se dá pelo treinamento no simulador, ele apenas pode ser realizado da forma presencial.
  • ODP Técnico tem duração de 40 horas, distribuídas em 5 dias, das 08h às 17h. Sua prova para certificação do NI é realizada pelo aluno ao final do curso, contendo 30 questões de múltipla escolha, sendo necessário obter, no mínimo, uma pontuação de 70%. Nosso grande diferencial, tanto no modelo presencial quanto online, está na forma de ministração do curso: dois dias por um comandante ou DPO com vasta experiência e, os outros dois dias, são ministrados por um chefe de máquinas, nível 8 ou superior. Com isso, vamos além do apêndice 3 do IMCA M 117, aprofundando no conteúdo de máquinas do sistema DP.
CURSOS DE DP ONLINE

Nosso Centro de Treinamento, devido à pandemia, passou a adaptar alguns cursos de DP Básico e DP Técnico para o formato online.

 

 

Porém, acreditamos que os cursos de Posicionamento Dinâmico requerem uma atenção especial e possuem grande grau de importância. Por isso, apesar de termos o formato online, ele é inteiramente ao vivo, para que o aluno possa ter uma experiência mais parecida possível com a aula presencial.

No caso do curso de DP Básico Online, apesar de possuir o mesmo conteúdo programático, temos um grande diferencial em relação ao curso presencial. O aluno já pode iniciar a familiarização a bordo, imediatamente, após o curso e antes de realizar a prova. O curso online possui 3 dias de aula teórica e um dia para revisão de exercícios, além da prova do Nautical Institute, que será realizada, presencialmente, com agendamento prévio.

O curso de DP Técnico possui quatro dias de aula teórica on-line, também no formato ao vivo. Seu conteúdo programático é o mesmo da modalidade presencial. O quinto dia é realizado no Centro de Treinamento e ocorre por meio de agendamento prévio. Este dia é constituído de uma familiarização com a OS e da realização da prova pelo Nautical Institute. 

SUPORTE AO ALUNO

A Vision Marine Training preza por uma boa relação com seus alunos. Nosso objetivo não é apenas emitir o certificado, mas sim, construir um relacionamento de longo prazo.

Estamos sempre disponíveis para tirada de dúvidas, tanto com questões sobre o curso, preenchimento de Logbook e com qualquer outra dúvida sobre o sistema DP e afins que podem surgir, durante seu período de prática a bordo. 

CONCLUSÃO

Devido à pandemia, o Nautical Institute autorizou a elaboração do formato online até 31 de março de 2021, a princípio. Porém, ainda não há informações concretas sobre a continuidade desta modalidade após este período. Sendo assim, fica possível a escolha dos dois formatos dos cursos de DP Básico e Técnico, até o momento.

A propósito, você sabia que possuímos outros cursos no formato online? Como o ASOG e o curso de DP Refresher, sendo este, ministrado na modalidade semipresencial. Para mais informações, você pode entrar em contato com nossa central de atendimento.

E você? Prefere on-line ou presencial?

E aí, ficou em dúvida sobre qual modalidade te atende melhor?

Fale com a gente! Estamos preparados para atender a sua demanda, entendendo seu caso e te orientando sobre o melhor curso a ser realizado para sua carreira marítima.


Conta com a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


DE VOLTA AO TOPO