Competency Assessment (Avaliação de Competências em DP)

de Pedro Pinheiro em May 08, 2022

A Avaliação de competências, ou Competency Assessment, foi desenvolvida pela Equipe Técnica da Vision Marine Training para cumprir os requisitos de Desenvolvimento Profissional Contínuo (CPD) da IMCA M 117 – Treinamento e experiência do pessoal chave de DP (Rev2), que declara em seu item 10.2: - ”Avaliação Regular de desempenho e definição dos objetivos: com o intuito de mitigar o risco de perda de habilidades, o pessoal chave de dp envolvido nas operações devem passar por avaliação de desempenho”.

 A Avaliação de Competências foi baseada no Padrão DNV (DNV-ST-0023 – Diretrizes de Competência dos DPO), nas diretrizes Internacionais para a Operação segura de embarcações de apoio offshore com sistema de posicionamento dinâmico (IMCA MSF 182), nos requisitos de conhecimento de acordo com a IMCA M 117, Garantia de Competência e Avaliação (IMCA C 002) e no Guia OCIMF sobre garantias em DP (Diretrizes de estrutura).

 QUEM PRECISA REALIZAR O COMPETENCY ASSESSMENT?

Todo o pessoal de Náutica e Máquinas lotados em embarcações de Posicionamento Dinâmico.

 

COMO FUNCIONA?

O Assessment pode ser realizado de três maneiras: 

                          ASSESSMENT TEÓRICO 

A avaliação é realizada através da nossa Plataforma EAD ou presencialmente em nosso centro de treinamento.

                  

A Avaliação possui 70 questões múltipla-escolha e/ou discursivas. Nesta avaliação serão medidos os conhecimentos do avaliado em diferentes seções:

               - Documentação de DP, regras e Legislação.
                              - Conceitos Gerais de DP
                              - Sistemas, Elementos e Componentes DP
                              - Modos de Controle e operações DP
                              - FMEA, DP TRIALS, CAM-ASOG, RISK Assessment
                              - Power e Thruster Systems.

 Ao final do exame, a equipe Técnica da Vision Marine Training fará a correção avaliando profundamente as respostas do tripulante e emitirá um relatório completo sobre as competências x expectativa de acordo com a respectiva função a bodo.

Nosso relatório conta com uma análise SWOT, discriminando todas os pontos fortes, gaps, ações imediatas para mitigação dos Gaps encontrados, e um plano de desenvolvimento profissional contínuo (CPD) para o tripulante.

 

                            

 

                         ASSESSMENT PRÁTICO (SIMULADOR)

A avaliação prática é realizada em um simulador aprovado pelo Instituto Náutico para prática de certificação de Operadores de Posicionamento Dinâmico, tendo como objetivo oferecer um cenário realístico para operações DP. É esperado que operador demonstre competência para realização das tarefas conforme descrito na seção 7 da IMCA M 117 cumprindo os procedimentos padrões da indústria.

Ao longo da simulação são gerados erros, falhas e desafios operacionais para apresentar oportunidades do operador de demonstrar conhecimentos nos seguintes tópicos:

  • Operação do sistema de posicionamento dinâmico;
  • Ferramentas de suporte à decisão (CAMO e ASOG);
  • Reconhecimento de advertências, alarmes e procedimentos de emergência.
  • Tomada de decisão sob stress.

               Serão realizadas falhas nos seguintes sistemas e sub-sistemas da embarcação:

  • Sensores de Aproamento;                                   • Geradores;
    • Sistemas de Referência de Posição;                    • Barrametos;
    • Thrusters;                                                            • Controladoras.

 

                               ASSESSMENT 360º (TEÓRICO + PRÁTICO)

O tripulante fará, no mesmo dia, a avaliação teórica e a operação simulada, gerando um relatório completo sobre os conhecimentos em DP. O Competency Assessment é muito utilizado pelas empresas para avaliação de promoção de função ou para novas contratações, onde se obtém uma análise 360º sobre as competências do tripulante, com a completa Análise SWOT e Gaps a serem mitigados, assim como um Plano de Desenvolvimento Profissional Contínuo (CPD)

 

QUEM APROVA O NOSSO MÉTODO?

               Diversas empresas muito conceituadas e de enorme importância realizam o Assessment Conosco:

 

                               

                                   

 

Realizamos a avaliação de competência para toda a frota, entregando sempre avaliações que sofrem atualizações periódicas, enviando o relatório completo em um curto espaço de tempo, além de estarmos preparados para oferecermos o suporte em qualquer momento. 

A Equipe de Instrutores altamente qualificada da Vision Marine Nautical Training Center está preparada para realizar a Avaliação de Competências completa e oferecer todas as soluções, com o intuito de contribuir constantemente para a melhoria da Marinha mercante e, cada vez mais, evitar perdas de posição do sistema DP e diminuir o número de abalroações.

 

                                             CONTEM CONOSCO!

               #visionmarinetraining #assessmentnavision #vemcomavision

       

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


DE VOLTA AO TOPO