Telefone

(21) 3277-9032 / (21) 3328-5614 / (21) 96702-1408

E-mail

training@visionmarine.com.br

Quais os sensores de DP existentes na sua embarcação?

Os sensores de bordo representam uma função importante dentro do sistema de posicionamento dinâmico. São eles que captam uma informação específica desejada e repassam para os equipamentos necessários para a realização dos cálculos necessários para o bom funcionamento do DP. Vamos ver agora quais são os principais tipos de sensores do sistema DP.

Tipos de sensores de DP

Agulha Giroscópica – A agulha giroscópica é o sensor responsável por determinar o aproamento da embarcação.

Sensor de Vento – Os sensores de vento são anemômetros conectados ao Sistema DP e medem a velocidade e a direção relativas do vento. É um sensor de extrema importância para o DP.

MRU / VRS (Vertical Reference Sensor) – Os movimentos de inclinação e rotação são monitorados e usados pelos computadores do sistema para corrigir as medições dos sistemas de referência de posição.

Draught Sensor – O sensor de calado é de extrema importância pois uma mudança nele influencia o efeito do vento e da corrente na embarcação alterando assim os cálculos de DP. Este é único sensor que pode ser inserido manualmente.

Tension Sensor – A embarcação deve ser capaz de controlar a posição e a direção dentro de limites aceitáveis diante de uma variedade de forças externas. Se essas forças forem medidas diretamente, os computadores de controle podem aplicar uma compensação imediata.

Estes sensores costumam ter características específicas de acordo com as classes de dp. Nas próximas matérias vamos nos aprofundar e entender a importância do papel de cada sensor dentro de todo o Sistema DP. Qualquer dúvida ou sugestão de matéria, estamos à disposição por aqui.

Grande abraço e bons ventos!

Vision Marine

Top