Já abordamos aqui as classes de DP de maneira abrangente, o DP Classe 1 e o DP Classe 2. Hoje vamos falar da Classe 3 do Sistema de Posicionamento Dinâmico e suas características.

Sobre o DP Classe 3

O DP Classe 3 Possui redundância de todos os componentes (ativos e estáticos) e separação física de componentes. Ou seja, a capacidade de suportar incêndio ou inundação por no mínimo 60 minutos. A perda de posição não deve ocorrer a partir de uma única falha.

No DP Classe 3, além de ter todos os itens aplicáveis ​​ao DP Classe 2 (Thruster System e Power System), o Control System é dividido por uma porta A60, garantindo a integridade física dos componentes após uma falha.
Durante a operação, o sistema de backup do DP deve estar pronto e atualizado constantemente.

Para algumas operações especiais, dependendo do risco, a operação é feita na Classe 2 ou 3. Isso significa que pelo menos três sistemas de referência de posição devem ser selecionados. Isso permite o princípio da lógica de votação, portanto, o PRS com falha pode ser encontrado. Por essa razão, há no mínimo três computadores de controle de DP, três giros, três MRUs e três sensores de vento em navios de Classe 3.

Para ter redundância suficiente, geradores e propulsores suficientes devem estar on-line para que a falha de um não resulte em perda de posição. Isso é deixado ao critério do operador de DP. Para as Classes 2 e 3, as Análises de Consequência (Consequence Analysis) devem ser incorporadas no sistema para auxiliar o DPO nesse processo. A desvantagem é que um gerador nunca pode operar a plena carga, resultando em menos economia e incrustação dos motores.

Os sistemas da Classe 3 levam a classe 2 um passo adiante adicionando uma terceira estação de controle, de modo que mesmo um compartimento completamente protegido contra fogo e alagamento. Desta forma, no caso de uma inundação ou incêndio que afeta a estação principal, o controle pode ser transferido para a estação auxiliar e a manutenção da posição não deve ser comprometida.

DP-classe-3

Características dos subsistemas do DP Classe 3

DP Control System

OS/HMI – Min 3
SENSORS – Min 3
Gyro – Min 3
MRU – Min 3
Wind – Min 3
Tension —–
Draft —-
PRS/PME – Min 3 based in different principles
GMDSS
Laser
FMCW Radar
Microwave
Artemis
Darps
Gangway
TautWire
CONTROLLER – Min 3 

DP Power System

GENERATORS
SWITCHBOARD
BUS TIE BREAKER
UPS
CABELING
MIN 2 SWITCHBOARD
MIN 2 MAIN BUS TIE BREAKER
Recommended Main Bus Tie Breaker Open

DP Thruster System

THRUSTERS
PROPELLERS
RUDDERS
CABELING

MIN OF THRUSTERS AND PROPELLERS TO MAKE SURGE, SWAY AND YAW MOVEMENTS WITH REDUNDANCY

Grande Abraço e bons ventos!

Vision Marine

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