Telefone

(21) 3277-9032 / (21) 3328-5614 / (21) 96702-1408

E-mail

training@visionmarine.com.br

Agulha Giroscópica

O artigo de hoje é sobre a agulha giroscópica, que é um dos sensores de DP e é a agulha mais utilizadas nos navios para obter sua proa.

O que é a agulha giroscópica e como funciona?

A agulha giroscópica é um tipo de compasso não magnético que é baseado em um disco de rotação rápida e rotação da Terra para encontrar automaticamente a direção geográfica.

Uma agulha giroscópica é feita a partir de um giroscópio alinhado com os meridianos terrestres. Esta agulha indica o norte verdadeiro, uma vez que consegue medir o ângulo entre a proa do navio e o eixo de rotação do giroscópico que oscila em torno do seu eixo vertical.

É importante atentar que nas altas latitudes a velocidade do navio aproxima-se da velocidade tangencial da Terra, o que leva à introdução de erros na giro. Esses erros são corrigidos em latitude e velocidade.

Relação da Giro com o Sistema DP

A agulha giroscópica é o sensor mais importante do sistema DP. É ela que fornece informações aos computadores do sistema DP sobre o rumo da embarcação. Isso permite determinar o rumo real, o rumo desejado e a razão de guinada. 

Se três giros forem instaladas, o sistema de DP podrá usar duas destas para comparar e detectar uma falha de giroscópio e fornecer uma advertência apropriada ao DPO. Três giroscópios são normalmente instalados em embarcações que atendem aos equipamentos de DP Classe 2 ou Classe 3.

Se duas giros forem instaladas à bordo e uma delas falhar, deve-se fazer a comparação com a agulha magnética.

A embarcação deve ser capaz de controlar a posição e a direção dentro de limites aceitáveis ​​diante de uma variedade de forças externas. Se essas forças forem medidas diretamente, os computadores de controle podem aplicar uma compensação imediata. Um bom exemplo disso é a compensação das forças do vento, onde uma medição contínua está disponível nos sensores de vento.

O número de referências de posição ativadas depende de vários fatores. Em particular, o nível de risco envolvido na operação, o nível de redundância sensível à operação, a disponibilidade de referências de um tipo adequado e as conseqüências da perda de uma ou mais referências de posição.

Gyro

Vantagens da agulha giroscópica

  • Apontar para o norte verdadeiro, não sendo dependente do magnetismo da Terra nem de ferros existentes à bordo;
  • Ser mais precisa;
  • Poder ser utilizada em maiores latitudes;
  • Não é afetada por objetos magnéticos
  • Pode ser agregada a outros equipamentos como o radar, piloto automático, entre outros;

Desvantagens da agulha giroscópica

  • Necessidade de energia elétrica
  • Maior necessidade de manutenção
  • Está sujeita às avarias próprias de equipamentos elétricos

Grande abraço e bons ventos!

Vision Marine

Top